
Chakras

Muladhara
mula = raiz; dhara = sustentação
Cor: vermelha, marrom, preto
Local: plexo coccígeo (região do períneo)
Glândula: Suprarrenais – excretam hormônios que respondem ao estresse ïƒ corticosteroides: cortisol e adrenalina. Estimulam a conversão de proteínas e gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminui a captação de glicose pelas células.
Órgãos relacionados: estrutura do corpo (osso, músculo, coluna, pernas e pés), aparelho genital, urinário, reprodutor, útero e próstata, etc.
Elemento: terra
Bija mantra: LAM
Divindade: Sri Ganesha
Qualidades: sustentação, superação dos obstáculos, segurança, realização material, discernimento, sabedoria, humildade, espontaneidade, pureza, inocência. Relação primitiva com o aspecto de luta ou a fuga para a sobrevivência.
Bloqueios ou desequilíbrios: podem estar relacionados a problemas de coluna, hemorroidas, instabilidade social e emocional, uso incorreto da vontade, o sentir-se impotente diante das situações, insegurança, desespero, medo e falta de praticidade. Além de preocupações excessivas com as coisas da matéria, ganância, descontrole dos aspectos instintivos e sexuais. Seu desequilíbrio também pode manifestar-se por distúrbios sexuais: ficção, impotência e frigidez.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar mula bandha
Visualizar a cor vermelha
Entoar o bija mantra LAM
Direcionar as palmas das mãos em direção a terra, quando estiver meditando.
Footsoak: meditação com os pés dentro da água.
Caminhar e sentar sobre a terra, praticar jardinagem, plantios, colheita, poda; tudo o que envolve cultivar a terra.
Afirmações:
Minhas raízes são profundas!
Eu desperto em mim a sabedoria, a pureza e a humildade!
Alimentação: as raízes da natureza: beterraba, alho, gengibre, batatas, nabo, cenoura, cebola e etc.
Alimentos vermelhos: maçã, tomate, romã, morango e cereja.
Svadhisthana
sva = ser/alma; dhistana = morada/sede
Cor: laranja, dourado, branco
Local: plexo sacral; 5 dedos abaixo do umbigo)
Na coluna: primeira vertebra lombar
Elemento: água
Bija mantra: VAM
Deidade: Sarasvati
Glândula: gônadas: responsáveis pela produção das células sexuais - nas mulheres os ovários - nos homens os testículos
Partes do corpo associadas: ovários, útero, as trompas de Falópio, testículos, pélvis a região lombar, os rins a bexiga, o intestino grosso, tudo que é líquido como o sangue, a linfa, os sucos digestivos, o sémen, etc.
Aspectos: autoexpressividade, alegria, espontaniedade, criatividade, estusiamos, sexualidade, vitalidade, reprodução, família, culpa.
Causas do desequilíbrio: luxúria, ira, ganância, insegurança e ciúme.
Consequências do desequilíbrio: doenças e disfunções sexuais, problemas intestinais, colite, tumores na bexiga, fígado, infecção urinária, dor inexplicável na região sacral.
Em equilíbrio: coragem de viver, alegria natural; capacidade de ter orgasmo; tolerância, companheirismo, boa saúde nos orgãos relacionados.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar udhyana bandha
Visualizar as cores do chakra
Entoar o bija mantra VAM
Footsoak: meditação com os pés dentro da água.
Trabalho com terapias que permitam a libertação emocional, como uma massagem de relaxamento, ou um profissional com quem falar, terapias como a dança, que façam o corpo mexer-se com ritmo e utilizar as ancas, trabalhos com a Criança Interior.
Afirmações:
"Eu sou o que eu sou!"
"Desperto em mim o puro conhecimento, que é o conhecimento de mim mesmo!"
Alimentação: reforçar a ingestão de líquidos. Todos os alimentos da cor do chakra.
Aroma: sândalo, ylang-ylang, amêndoa amarga, jasmim e óleo de rosa
Manipura
mani = jóia; pura = cidade
Cor: amarelo, dourado, vermelho
Local: plexo solar; 3 dedos acima do umbigo)
Na coluna: sétima e oitava vértebras torácicas
Elemento: fogo
Bija mantra: RAM
Deidade: Rudra - Deus do fogo
Glândula: pâncreas - é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão do sistema endócrino e digestório. É no pâncreas que estão as ilhotas de Langerhans (ou ilhotas pancreáticas), são os locais de produção de dois hormônios, insulina (diminue os níveis de açucar no sangue) e glucagon (aumenta o nível de açucar).
Partes do corpo associadas: Estômago, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, tendo reverberação também nos intestinos.
Aspectos: poder pessoal, emotividade, afetividade pessoal (borboletas no estômago), estímulo intelectual, raiva, impulsividade.
Causas do desequilíbrio: má alimentação, excesso de medicação, stress, ansiedade, desejo de controlar. A forma como digerimos desde alimentos em geral até as questões emocionais.
Consequências do desequilíbrio: problemas digestivos, diabetes, irritabilidade, compulsões, depressão, pânico.
Em equilíbrio: nos traz uma sensação de paz, aceitação e totalidade de nós mesmos. Proporciona harmonia com a vida e a posição que temos nela.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar nauli krya
Visualizar as cores do chakra
Entoar o bija mantra RAM
Footsoak: meditação com os pés dentro da água.
Quando possível, usar o momento da refeição como uma meditação. Vibrar a comida (imposição de mãos) e comer na medida em que esteja satisfeito (sem exageros).
Ser honesto e eliminar qualquer tendência de enganar, corromper ou controlar os outros. Exercitar as qualidades da generosidade e auspiciosidade, lembrando-se sempre que o único valor que tem as coisas materias é o de propiciar hamonia entre os seres.
Afirmações:
"Eu sou uma pessoa satisfeita!"
"Vivo prazerosamente a cada segundo!"
"Eu sou o meu próprio mestre, o meu próprio guia, o meu próprio guru!"
Alimentação: Alimentos amarelos como abacaxi, pimentão amarelo, milho, melão e banana. Para balanceá-lo, evite açúcar, farinha branca e alimentos ultraprocessados, que são digeridos rapidamente, pois é um chakra que trabalha na transformação de energia, ou seja, precisa de alimentos complexos, como leguminosas (grão de bico, lentilhas e feijões) e cereais integrais (aveia, arroz integral, centeio) que são metabolizados mais lentamente e mantém a energia por mais tempo. Aposte em temperos como gengibre, cúrcuma e canela que são antiinflamatórios e aquecem o corpo, energizando o Manipura chakra.
Aroma: sálvia-esclareia, gerânio, junípero.
Anahata
A = não; Nahata = nota
Cor: verde, rosa, branco
Local: plexo cardíaco; centro do peito)
Na coluna: quarta vértebra torácica
Elemento: ar
Bija mantra: YAM
Deidade: Ishvara e Kakini
Glândula: Timo - participa da regulação da defesa imunológica do organismo. Sua principal função é a maturação dos linfócitos T. Os linfócitos imaturos são produzidos na médula óssea e migram até o timo, onde amadurecem e transformam-se em linfócitos T. Do timo, eles entram na corrente sanguínea e chegam aos tecidos linfoides.
Partes do corpo associadas: todo o sistema circulatório sanguíneo, coração, válvulas, veias, artérias. Os pulmões também são influênciados pelo bom ou mal funcionamento deste centro.
Aspectos: amor incondicional, harmonia interior, ternura, relação com a sua criança, fé, devoção, ressentimento, mágoa. Ele é o ponto de equilíbrio, em nosso corpo, entre o fluxo das energias superiores do Céu e das energias inferiores da Terra. Os três chakras inferiores representam o domínio do inconsciente, o cultivo e o domínio dos impulsos.
A abertura do Chakra do Coração inicia o primeiro nível verdadeiro de consciência auto-reflexiva.
É neste chakra onde “nós” começa a ter significado, uma vez que nos três primeiros chakras a pessoa era regida pelo “eu”.
Causas do desequilíbrio: problemas com mãe/pai/familiares, desavenças amorosas,
*Consequências do desequilíbrio:*problemas no coração ou pulmões. Falta de amor próprio, frustação e depressão.
Em equilíbrio: somos amorosos e pacientes, temos felicidade e paz e sentimos uma conexão com todos os seres vivos do Universo.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar pranayamas
Visualizar as cores do chakra
Entoar o bija mantra YAM
Handsoak: meditação com as mãos dentro da água.
Ser amoroso, compasivo, e generoso. Exercitar as qualidades da caridade e da compaixão, lembrando-se de servir aos outros com ternura e dedicação.
Afirmações:
"Eu me amo incondicionalmente!"
"Eu sou o puro espírito!"
"Eu amo a vida e a vida me ama!"
Alimentação: Apostar nos alimentos verdes, da cor do chakra é sempre uma boa pedida. Invista em couve, alface, espinafre, brócolis, couve flor, acelga, kiwi e ervilha. Algas como a spirulina também são ótimas. Além de ervas como orégano, manjericão, alecrim e coentro.
Aroma: rosa, melissa e néroli.
Vishuddha
Significado: purificador
Cor: azul turquesa, fumê, transparente.
Local: plexo laríngeo; centro da garganta)
Na coluna: terceira vértebra cervical
Elemento: éter
Bija mantra: RAM
Deidade: Sadasiva e Sakini
Glândula: Tireóide - localizada no pescoço, logo abaixo do "pomo de Adão". Age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.
Partes do corpo associadas: todo o sistema respiratório: nariz, cavidades nasais, faringe, larínge, garganta, traquéia, lóbulos pulmonares, brônquios, bronquíolos, alvéolos.
Aspectos: auto-expressão, comunicação, vontade, segurança, independência. Ele faz uma importante ligação entre os Chakras inferiores com os superiores. É um transmissor de nossos conteúdos internos, como raiva, amor, medo, pensamentos, impulsos e reações ao mundo externo.
Causas do desequilíbrio: má higieni e mau uso da palavra.
Consequências do desequilíbrio: problemas no ouvido, nariz, garganta, disfunções respiratórias em geral. Dificuldade de expressão, de se sentir seguro, sentir vergonha, culpa e medo da opinião alheia.
Em equilíbrio: Capacidade de expressão de nós próprios: a nossa verdade, o nosso propósito, a nossa criatividade. Descobrir diferentes formas de nos expressarmos, e a capacidade de executarmos e trazer-mos para a realidade os nossos projectos e impulsos mentais.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar pranayamas
Visualizar as cores do chakra
Entoar o bija mantra RAM
Handsoak: meditação com as mãos dentro da água.
Ser justo, honesto e indulgente. Elogiar os outros. Recitar poesias, cantar, cantalorar, assoviar, etc
Afirmações:
"Eu expresso minha verdade com amor e coragem!"
"Eu sou calmo na forma de falar e confiante naquilo que falo."
"Eu não tenho culpa de nada, de nada sou culpado."
Alimentação: mirtilos e amoras são os alimentos que mais se assemelham a cor desse chakra, mas as frutas de árvores que são “verdadeiras às suas essências” (caem da árvore quando maduras) como maçã, pêssego, pera, damasco e ameixa, por exemplo, também fortalecem Vishuddha. Alimentação mais líquida como sopas, sucos e chás também são ótimas para esse chakra.
Aroma: lavanda, camomila, alecrim.
Exercício para trabalhar Vishudha chakra:
Cantar músicas em geral.
Deixo abaixo, como sugestão uma bela música indiana, composta por Ravi Sankhar:
Letra em Sânscrito
Prabhujje dayaa karo 2x
Maname aana baso 2x
Tuma bina laage soonaa 2x
Khaali ghatame prema bharo 2x
Tantra mantra poojaa nahi jaanu 2x
Mai to kevala tumako hi maanu 2x
Sare jaga me dhundaa tumako 2x
Aba to aakara baahan dharo 2x
Tradução
Oh! Mestre, conceda-me um pouco de compaixão
Por favor, venha e more em meu coração.
Porque sem você, estou dolorosamente só
Encha este pote vazio do néctar do amor.
Eu não sei qualquer tantra, mantra ou adoração ritualista
Eu sei e só acredito em você!
Eu tenho o procurado no mundo inteiro
Por favor, venha e segure minha mão agora.
Ajna
Significado: comando
Cor: azul índigo
Local: um dedo acima das sobrancelhas bem no meio da testa
Na coluna: primeira vértebra cervical
Aspectos: associado à intuição, à percepção visual e aspectos mais sutis da visão, sabedoria e confiança nas tomadas de decisões. Permite desenvolver a noção do “Eu” e a compreensão profunda dos nossos pensamentos e ações, e está diretamente associada com o desenvolvimento da nossa inteligência espiritual e conexão com o Eu superior.
Elemento: -----
Bija mantra: OM
Deidade: Shiva e Skakti Hakini
Glândula: Pineal - A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo. Essa glândula está localizada no diencéfalo, próximo ao centro do cérebro dos mamíferos, mede 5 por 8 mm e pesa cerca de 150 mg. A glândula pineal contém a serotonina, que é precursora do hormônio produzido pela ação da enzima - melatonina.
A melatonina é normalmente relacionada à pigmentação da pele nos vertebrados, no entanto, a glândula pineal e a melatonina também fazem parte do chamado relógio biológico e regulam as funções relacionadas com a reprodução e as funções dependentes da duração dos dias e das noites. Esse hormônio também influencia o crescimento e regula o sono no ser humano. A produção de melatonina ocorre apenas à noite, na ausência de luz. Assim, a quantidade secretada desse hormônio depende da duração das noites, e sua concentração, que aumenta no período noturno, cai durante o dia.
Partes do corpo associadas: Olhos, ouvidos, nariz, sobrancelhas, face, sistema nervoso central, sistema endócrino.
Causas do desequilíbrio: arrogância, análises ácidas das outras pessoas, hiperatividade, pensamentos obsessivos com visualizações negativas, paranóias
Consequências do desequilíbrio: A nível físico, o desequilíbrio deste chakra pode manifestar-se em infecções de ouvido, obstrução nasal, surdez, tonturas, sinusite e rinite, problemas de olhos (como, cataratas, glaucoma, etc), enxaqueca, pesadelos. Pode ainda manifestar-se com desgaste e confusão mental, e é muito comum a sensação de “nevoeiro mental”, dificuldade em ver ou pensar as coisas com clareza.
Em equilíbrio: conseguimos desenvolver o entendimento da compaixão, paciência, sacrifício, tolerância, generosidade, dignidade, perdão, entusiasmo, aceitação e gratidão pela vida, força de vontade e determinação.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar pranayamas
Visualizar as cores do chakra
Entoar o bija mantra OM
Handsoak: meditação com as mãos dentro da água.
Comportamentos: olhar em apreciação para a natureza, dormir bem, procurar perceber as outras perspectivas. Também ajuda realizar actividades fora da zona de conforto, por mais simples que seja, como ler um livro de um género diferente.
Caderno da mente: Escrever num caderno regularmente os sonhos, insights, pensamentos, sentimentos, experiências meditativas.
Afirmações:
"Eu confio na minha intuição!"
Eu vejo além das aparências!"
"É seguro para mim ver a verdade"
Alimentação: alimentos azuis e arroxeados, como cebola roxa, mirtilos, uvas, frutos vermelhos, passas. Bebidas como vinho tinto, sumo de uva, chás herbais com menta ou anis estrelado, e alimentos com ómega 3 e proteínas são também recomendados.
Aroma: Lavanda, alecrim, hortelã, olíbano, manjericão.
Exercício para trabalhar Ajna chakra:
Trataka - Meditação com a chama da vela
Trataka é um dos seis Shatkarmas, ações de purificação dentro da tradição do Yoga e Ayurveda, cujo objetivo é criar harmonia entre os dois principais fluxos de energia vital: Ida e Pingala, e equilibrar os três doshas (princípios biorreguladores) Kapha, Pitta e Vata.
O equilíbrio dessas qualidades energéticas é essencial para a saúde.
O objetivo da meditação com a chama da vela é a purificação dos olhos e do sentido da visão, por meio da fixação do olhar em um objeto ou imagem interna. A prática de Trataka auxilia na ativação do Ajna Chakra, centro energético situado entre as sobrancelhas e responsável pela intuição, consciência, sabedoria e clareza mental.
Forma de meditação
A prática de Trataka é também considerada uma forma de meditação, pois auxilia a desenvolver a concentração, o estado de presença plena, a auto observação e escuta interior. Durante a prática, é possível observar com mais clareza possíveis conteúdos internos que emergem à superfície.
A técnica consiste em fixar firmemente o olhar na chama da vela sem piscar até lacrimejar. As lágrimas são um mecanismo de eliminação de toxinas do organismo e o Trataka proporciona uma limpeza dos olhos, ajuda a descansar a vista, tonifica os músculos oculares, melhora a acuidade visual e contribui na prevenção e tratamento de diversos problemas de visão.
Trataka - Conheça os benefícios da meditação com a chama da vela
Benefícios
Além dos benefícios citados anteriormente a prática do Trataka também possui diversos outros como:
Tratamento para doenças oculares, como alguns casos de miopia, de astigmatismo e de estrabismo;
Alívio de tensões oculares e alguns tipos de dores de cabeça;
Aumenta a capacidade de concentração;
Auxilia no tratamento de depressão;
Auxilia a reduzir a ansiedade;
Melhora a memória, sobretudo a visual;
Desenvolve a força de vontade;
Energiza o Ajna Chakra, conhecido como terceiro olho;
Além de melhorar a visão física, proporciona também clareza de visão mental e intuitiva: uma capacidade de ver além das aparências.
Shasrara
Significado: mil pétalas
Cor: violeta, furta-cor,
Local: topo da cabeça, moleira, abrindo-se para cima.
Aspectos: este centro nos ajuda a manter o padrão energético global elevado. Ele está relacionado ao nível transcendental ou transpessoal, onde segundo a tradição, o indivíduo já ultrapassou as limitações do ego e consegue conviver com total consciência a plenitude do Ser. Neste chakra não há mais nada a falar ou ouvir, nem elementos materiais, nem paixões acumuladas, nele o yogue se liberta de todas as identificações, tendências, vícios, desejos e pasa a viver na diversidade com consciência da plena unidade.
Elemento: --------
Bija mantra: silêncio
Deidade: Shiva e Skakti Durga
Glândula: Pituitária ou hipófise, é conhecida como “glândula mestre”, por ser responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo, como as glândulas suprarrenal, tireóide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio chamado oxitocina. Também é famosa por produzir os hormônios adrenais que reduzem o estresse.
Partes do corpo associadas: Sistema nervoso central (simpático e parasimpático), cortéx cerebral.
Causas do desequilíbrio: Materialismo excessivo, não acreditar em nada que não seja palpável, ceticismo, ateísmo.
Dificuldade de compreender quando outras pessoas falam experiências interiores, de experiências espirituais.
Fanatismos religiosos ou espirituais, contemplação em excesso.
Consequências do desequilíbrio: Medo da morte, dificuldade de encontrar o seu lugar na vida, sensação de vazio e falta de sentido na existência, fuga da realidade, escapismos, suicídio, vícios, drogas, álcool, desespero, desesperança, depressão, exaustão e fadiga crônica.
Em equilíbrio: conseguimos nos manter em conexão com a espiritualidade (não a identificação com dogmas) e a integração físico, mental, emocional e espiritual como um todo. Desenvolvemos a capacidade de perceber nossos pensamentos com clareza e também aprendemos a silenciar e nos manter em quietude.
Como equilibrar?
Praticar yoga e meditação
Praticar pranayamas
Visualizar as cores do chakra
Meditar em siêncio
Praticar mauna - o jejum do silêncio
Trataka: meditação olhando para a chama da vela
Comportamentos: manter sua sadhana (prática pessoal) em dia, dormir bem, e manter-se em constante auto estudo.
Caderno da mente: Escrever num caderno regularmente os sonhos, insights, pensamentos, sentimentos, experiências meditativas.
Afirmações:
"Eu sou guiado pela minha sabedoria interna."
"Eu me sinto em paz, completo e equilibrado."
"Eu e o Universo somos Um!"
Alimentação: Sahashara chakra é muito espiritual e pode ser melhor equilibrado com outros tipos de terapias. Porém, como está ligado à serotonina, é possível que se beneficie de alimentos que aumentem a produção desse hormônio como o cacau e a banana, que são fontes de triptofano, precursor da serotonina.
Aroma: ylang-ylang, flor do limoeiro, pau rosa
CNPJ: 39.433.654/0001-44 Todos os direitos reservados à Sundari Yoga Arte Natureza